Um blog como alternativa ao currículo tradicional?
Um blog como alternativa ao currículo tradicional?

Um blog como alternativa ao currículo tradicional?

Um blog como alternativa ao currículo tradicional?
O blog como ferramenta alternativa ao currículo

Um blog profissional pode substituir um currículo tradicional? Se você está procurando algo para preencher um curriculum vitae, lamento desapontá-lo, mas eu não tenho nada para oferecer. O que eu quero ilustrar com este artigo, é uma nova forma de destacar suas qualidades e conseguir uma entrevista de emprego.

Com uma concorrência tão feroz para cada posição em aberto, mesmo o menor item pode fazer a diferença. Eu não posso recomendar nenhum emprego e muito menos assumir responsabilidade que você vai conseguir um emprego utilizando um blog, mas eu posso te dar algumas sugestões úteis. Primeiro de tudo, começar um blog sobre a sua profissão ou área e parar de tentar compilar um curriculum vitae.

O conceito é simples: Falar de você de maneira profissional: suas experiências, o que você sabe fazer, e conteúdo que você sabe produzir. Mantenha seu blog objetivo e mantendo a conversação, comentando sobre as novidades e tendências atuais do mercado onde você gostaria de encontrar emprego.

Tente publicar um novo conteúdo, pelo menos, três ou quatro vezes por semana e se você tiver feeling poderá fazer isso diariamente.

Isto é uma forma de impressionar os responsáveis pela seleção, porque tudo vai mostrar o seu entusiasmo e compromisso com o setor e a empresa em que você está pedindo um emprego. Além disso, um blog profissional vai fazer a diferença, pois você será visto como um especialista na área, o blog é o contrário do currículo que na maior parte das vezes, contêm informações que nem sempre são verdadeiras.

Eu ainda não estou convencido? Eu entendo. Continue!

Um blog profissional aparece no Google com seu nome e sobrenome

Um blog profissional irá ajudá-lo a aparecer nos mecanismo de busca cada vez que seu nome for pesquisado. Eu aposto que você não tinha pensado nisso. Quais são os primeiros resultados que aparecem no Google ao digitar o seu nome? Faça um teste. Em seguida veja o impacto da sua marca pessoal?

Por exemplo, se eu digitar meu nome no Google, o primeiro link que aparece é do meu blog pessoal, alguns outros resultados foram meu perfil no Facebook, meu Google Profile. A minha marca na Web é (brunounix) infelizmente meu nome é muito comum, isso dificulta ter uma SERP Domination da palavra-chave.

Os Recrutadores tentam aprender mais sobre você e você pode ter certeza que a primeira fonte, onde eles vão encontrar essas informações será na web.

Se você está competindo com alguém que mostra as mesmas habilidades e experiências, um blog profissional pode ser uma boa arma “para se destacar mais”.

Os mecanismos de busca tendem a promover o blog no topo da lista de resultados, dentro das primeiras páginas, especialmente para nomes pessoais. Isto porque os blogs normalmente contêm links para outros blogs e notícias que afetam o ranking da pesquisa. Em seguida, link para outros blogs sobre os temas que abrangem.

Provavelmente você irá encontrar bloggers que provavelmente está ligado a você. O Google irá considerar todos os links como um voto de confiança.

Qual nome escolher para um blog profissional?

Para o endereço do seu blog, use seu nome exatamente como o usuário profissional. Então, se apresse para comprar, tente pesquisar entre as extensões mais populares: com.br com, net com, org.

Se seu nome não estiver disponível, escolha um que tenha algo a ver com sua profissão. Se você tem um sobrenome comum, tente fazer uma combinação de palavras que mantenha a sua marca.

Se você acha que não você precisa de um blog profissional (má escolha), a única dica que posso lhe dar é, pegue seu curriculum vitae compilado, preencha-o com dados mais informações (não verdadeiras) e crie uma página com o domínio que você comprou.

Enriqueça o blog do profissional com as redes sociais

Outra forma de enriquecer o seu blog é o de incluir o perfil do Linkedin, página no Facebook, conta do Twitter e um canal no YouTube com vídeos seus debatendo alguns assuntos. Isso permitirá que você mostre suas habilidades como orador e comunicador.

Eu recomendo especialmente no Facebook e no Twitter: não poste besteira ou material comprometedor!

Quanto ao blog, mantê-los estritamente profissional. Se você quer fala sobre sua família, amigos, etc., recomendo que você crie um blog especialmente para isso. Fique longe de assunto como religião, política se forem assuntos que fogem ao seu nicho, esses dois são assuntos polêmicos.

Como encontrar tópicos de discussão para o seu blog profissional

Para garantir uma quantidade constante de tópicos, utilize O Google Alerts para receber informações via e-mail com palavras-chave relevantes a sua área. Desta forma, você irá receber uma quantidade diária de notícias atualizadas para você desenvolver seu blog profissional.

Recordo-vos outra vez para manter seus artigos curtos, informais, de fácil interação e de fácil publicação em Twitter, Facebook entre outros. Além disso, não publicá-los, sem fazer uma revisão completa. Um blog cheio de erros que você vai ter exatamente o oposto do resultado desejado.

Então, te convenci? Ou ainda prefere ficar tentando compilar um curriculum vitae?

Por Bruno de Souza no Startup 101

Um blog como alternativa ao currículo tradicional?
5 (100%) 4 votes
PUBLICIDADE