Como construir uma boa imagem profissional nas redes sociais

A grande maioria das pessoas já aderiram ao uso das redes sociais. Através delas podemos encontrar velhos amigos, estar em contato com familiares, fazer novas amizades e aumentar nosso network – o que pode render excelentes oportunidades profissionais.

Diante disso, exige-se o cuidado com o conteúdo que você expõe na rede e a imagem que transmite através dela. Tirar proveito da tecnologia pode te ajudar no seu crescimento profissional.

No Facebook, por exemplo, existem grupos com muitas oportunidades de empregos e negócios. Porém, é o LinkedIn a grande rede social para contatos profissionais.

No LinkedIn o seu perfil é uma espécie de currículo profissional, onde você expõe suas qualificações, conquistas e trabalhos realizados, além de poder receber recomendações de colegas de trabalho e líderes.

Atualmente, mais de 900 milhões de pessoas estão cadastradas nessa ferramenta e desse total, 63 milhões são brasileiros.

Não se pode mais ignorar o uso das redes sociais e a influência que elas podem exercer em sua carreira.

Portanto, apontamos algumas dicas para o melhor aproveitamento dessas ferramentas, construindo e transmitindo, assim, uma boa imagem profissional.

Fique atento às suas publicações

Elas irão demonstrar seus interesses, então seja cauteloso com o que você publica. Selecione melhor suas fotos e evite entrar em discussões polêmicas. Menos é sempre mais!

Demonstre o seu progresso profissional

Algumas redes, como o LinkedIn, por exemplo, disponibilizam campos para você mostrar seus feitos e conquistas. Atualize sempre suas informações profissionais.

Siga pessoas de referência em sua área profissional

Seguir essas pessoas poderá ser de grande valia e crescimento. Interagir com esses profissionais transmitem uma boa impressão.

Se for adicionar uma pessoa fora do seu círculo de amizade, deixe claro de onde o conhece e o motivo de querer que essa pessoa faça parte dos seus contatos.

Evite falar mal de pessoas, empregos anteriores, empresas ou ex-líderes

Essa conduta é de extremo mau gosto além de ser falta de educação, por isso, nem pense em publicar alguma coisa nesse sentido.

Se um entrevistador solicitar seu perfil, com certeza não cairá bem e você será desclassificado do processo seletivo.

Seja claro e conciso

Por mais que na internet a linguagem seja informal, busque se comunicar de forma clara, porém sem passar uma imagem relaxada.

Cuidado com os “desabafos”

Frases ou publicações que você posta podem ser mal interpretadas dependendo do conteúdo.

Transmitir uma boa imagem pessoal e profissional fará com que você seja lembrado sempre que surgir boas oportunidades que se encaixem com o seu perfil. A boa imagem é construída dia após dia!

Por José Roberto Marques, Presidente do IBC

Artigo anteriorNetworking no mundo digital
Próximo artigoTrês erros fatais em seu networking