Como funciona o processo de coaching?

Como funciona o processo de coaching?

Você sabe como funciona o processo de coaching ou para você isso ainda está envolto em uma nuvem mística de conceitos não muito claros?

O processo de coaching é conduzido através de encontros semanais, quinzenais ou até mesmo mensais entre Coach, o profissional responsável pela aplicação das técnicas de coaching e o Coachee, o cliente.

Estas seções têm duração variável de uma a duas horas, dependendo do caso e dinâmica do trabalho.

É claro que estes parâmetros não são fixos, pois uma das características do processo de coaching é justamente um alto grau de personalização. O trabalho pode durar de três a seis meses, dependendo do caso.

Independente de qual seja o objetivo do trabalho de coaching, não é muito comum que as sessões ultrapassem marca de doze encontros, que se levarmos em consideração as seções de entrevista inicial e o fechamento do trabalho, podem chegar a um total de quatorze.

É recomendável que o cliente faça mais de uma entrevista para se certificar de que é aquele profissional que melhor se adequa a uma parceria que poderá durar de três a seis meses.

A relação entre Coach e Coachee no processo de coaching

É importante que você saiba como funciona o processo de coaching, pois de posse deste conhecimento, poderá tornar as sessões muito mais produtivas.

É muito comum no mercado de coaching que seja criado um protocolo de atuação para orientar a dinâmica das sessões. Durante os encontros, é comum que se adote a seguinte rotina:

  • Apresentação das tarefas realizadas desde a última sessão
  • Avaliação e percepção dos avanços obtidos no foco do trabalho de coaching
  • Criação de uma nova ferramenta para a condução e estímulo dos resultados
  • Insights da evolução durante a abordagem
  • Prática programada para o período entre uma sessão e outra

O coach trabalha buscando identificar os valores e habilidades do cliente, fazendo-o expressar este valores de forma a desenvolver uma postura positiva de integridade pessoal.

Uma das funções do coach é levar o cliente a um patamar de desafio, onde ele enxergue uma cenário de possibilidades e potenciais que podem ser alcançados, criando para si mesmo uma visão de futuro renovada.

No passo seguinte, o coach irá estimular o cliente através de técnicas adequadas, a utilizar todo o seu potencial, que muitas vezes está reprimido, e traçar metas a serem alcançadas em um determinado espaço de tempo.

O processo de coaching tem como objetivo fornecer o suporte necessário para que a pessoa consiga despertar o seu potencial máximo em um espaço relativamente curto de tempo, e com isso atingir resultados mais satisfatórios, tanto em sua vida pessoal quanto no plano profissional.

Para quem o trabalho de coaching é indicado

Saber o que é coaching e como funciona o processo de coaching é importante nos dias de hoje pois essa é uma poderosa ferramenta para que pessoas e empresas desenvolvam seu potencial de crescimento, se destacando em um mercado tão competitivo como o de hoje.

É preciso entender que o sucesso pessoal ou profissional não é apenas uma meta, mas sim um caminho completo, composto por diversos fatores que precisam ser potencializados se realmente queremos chegar lá.

No caminho do sucesso todos nós precisamos traçar um planejamento prévio, estarmos preparados para superar barreiras através do aprimoramento pessoal, uma boa dose de motivação e acima de tudo, a consciência de quem somo e do que queremos.

O Coaching é atualmente uma das melhores ferramentas a serem utilizadas por pessoas que buscam aprimorar suas habilidades individuais, aumentando a sua performance, tanto no plano pessoal, através de sessões de coaching pessoal quanto no caso do coaching profissional.

Agora que você já sabe como funciona o processo de coaching, o que acha de submeter-se a um treinamento desses para desenvolver o seu potencial? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Camila Osório no portal Empreendedores Web

Como funciona o processo de coaching?
5 (100%) 8 votes