Como procurar emprego nas redes sociais

Saber exatamente como procurar emprego nas redes sociais pode ser o primeiro passo para quem deseja conseguir uma nova colocação no mercado de trabalho e tem um bom trânsito nas mídias sociais.

O recrutamento e seleção através das redes sociais já é uma realidade no mundo inteiro, e por isso mesmo, esse é o lugar certo para você buscar um novo emprego.

O tempo do currículo de papel já vai longe e as mídias sociais são hoje a grande agência de RH. Não que o currículo esteja morto, mas na maioria das vezes, o primeiro contato dos recrutadores se dá através das redes sociais.

Então, como procurar emprego nas redes sociais? A equipe do Marketing Pessoal .Net.Br pesquisou, consultou profissionais do mercado e elaborou um pequeno resumo para que você crie uma estratégia para este desafio.

Faxina geral

A primeira dica para quem deseja saber como procurar emprego nas redes sociais é promover uma faxina geral em todas elas, principalmente as mais utilizadas pelos recrutadores, como Facebook e Twitter.

Se você ainda não tem uma estratégia de marketing pessoal nas redes sociais, está na hora de pelo menos improvisar. Comece por excluir tudo que não seja interessante deixar exposto no caso de um recrutador acessar o seu perfil, como fotos de bebedeiras, imagens grotescas, barracos digitais e postagens infantis

No processo de recrutamento e seleção através das mídias sociais, faz parte da rotina visitar o perfil de candidatos nas redes sociais, e a última coisa de que você precisa, é de um conteúdo inadequado nos seus perfis nestas redes.

Portanto, o primeiro passo é uma faxina geral para não ser barrado por um comportamento não muito profissional nessas redes.

Assuma um novo posicionamento no Facebook

Após a faxina e retiradas fotos de amigos chapados, situações bizarras e outras coisas mais, dê um tom mais profissional ao seu timeline. Lembre-se que neste momento, você não está no Facebook para se divertir, e sim para conseguir uma nova colocação profissional.

Confira nossas dicas de como procurar emprego nas redes sociais
Confira as dicas de como procurar emprego nas redes sociais

Alberto Valle, diretor e instrutor de mídias sociais da Academia do Marketing, os perfis nas redes precisam ser tratados como ferramentas de marketing pessoal.

“Quando me perguntam sobre como procurar emprego nas redes sociais eu sempre digo para começar por tratar esses perfis de forma profissional.” afirmou o consultor.

O mais importante no que diz respeito ao marketing pessoal no Facebook é fazer um trabalho de curadoria de conteúdo e focar as publicações de seu timeline em publicações sobre a sua área de trabalho, seus projetos e realizações.

Uma boa dica para que está a procura de um emprego no Facebook é seguir empresas nas quais você gostaria de trabalhar e páginas de vagas. É interessante também participar de grupos profissionais e setoriais.

   Leia o artigo Marketing Pessoal no Facebook

 Twitter enxuto e profissional

Como Procurar Emprego nas Mídias SociaisO Twitter é uma outra rede social muito utilizada por recrutadores para captar e avaliar candidatos, portanto, se você está procurando emprego pelas redes sociais, esse é um outro canal que você deve prestar atenção.

O primeiro passo, como mencionado anteriormente, é fazer uma limpa geral em seu timeline. Postar coisas do tipo “Indo almoçar…” ou “Voltando da academia….” não faz o menor sentido. Ou você se estrutura devidamente, ou melhor nem começar.

O monitoramento de oportunidades de trabalho e vagas pode ser feito de duas formas. Em primeiro lugar, siga as empresas em que você gostaria de encontrar uma oportunidade. É comum as empresas publicarem no Twitter suas vagas.

A segunda providência para quem está em busca de emprego no Twitter é seguir perfis de vagas no Twitter, como o @Vagas, @Catho_Online, @CurriculumVagas, @Infojobscombr e tantos outros. Para ajudar a manter essas informações organizadas e evitar que elas se percam na avalanche de twits, crie Listas específicas para isso na sua aba de Configurações.

Aproveite a oportunidade e siga o @MktPessoalWeb para se manter atualizado de nossas publicações.

   Leia o artigo Marketing Pessoal no Twitter

Estratégia definida no LinkedIn

Se você está querendo saber como procurar emprego nas redes sociais, saiba que na verdade o LinkedIn é a melhor delas, mas deixamos por último de propósito, porque não adianta começar por aqui, se seus outros canais não estão adequados.

Uma das funções do LinkedIn é justamente essa, servir como um verdadeiro suporte na hora de buscar uma nova colocação, mas não cometa o erro de só aparecer por lá na hora que você precisa. O trabalho de networking no LinkedIn precisa ser contínuo. Aparecer só para pedir indicações para uma vaga de trabalho é um dos maiores erros de quem procura emprego no LinkedIn.

A estratégia de quem busca por uma vaga é ligeiramente diferente de quem está lá para fazer networking no LinkedIn. Em primeiro lugar, deixe público em seu perfil que você está em busca de uma colocação, isso não é nenhum demérito. feito isso, reforce a sua presença em Grupos e outras atividades da rede.

Se você ainda não segue empresas onde gostaria de trabalhar, a hora é essa. Estas empresas costumam divulgar vagas em suas páginas corporativas no LinkedIn. Além disso, faça diariamente um acompanhamento de vagas publicadas em Grupos, outra ótima fonte de oportunidades de trabalho no LinkedIn.

   Leia o artigo Como Procurar Emprego no LinkedIn

Agora que você já sabe como procurar emprego nas redes sociais, é só colocar a mão na massa e começar. Mantenha-se atualizado sobre esse e outros assuntos sobre marketing pessoal na Internet assinando nosso Boletim Informativo.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

GD Star Rating
loading...
Como procurar emprego nas redes sociais, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

DEIXE UMA RESPOSTA