Veja neste artigo como elaborar uma estratégia de marketing pessoal na Internet. Conheça o passo a passo e as principais ferramentas para a criação de uma estratégia de marketing pessoal online vencedora.
Veja neste artigo como elaborar uma estratégia de marketing pessoal na Internet. Conheça o passo a passo e as principais ferramentas para a criação de uma estratégia de marketing pessoal online vencedora.

Estratégia de marketing pessoal na Internet

Se você está preocupado em criar uma estratégia de marketing pessoal na Internet posso garantir desde já que você, mesmo sem ter começado a implementar qualquer ação específica, está muito mais perto do sucesso que a maioria das pessoas.

A ausência de uma estratégia de marketing pessoal na Internet é o erro mais comum que as pessoas cometem quando pensam em divulgar sua marca no ambiente online e uma das principais razões para o fracasso nessa iniciativa.

É certo que a parte operacional é muito mais instigante que a etapa de planejamento, mas sem a segunda, não há como ser bem sucedido, diga-se de passagem, em quase nada.

Criando seu plano de marketing pessoal na Internet

Da mesma forma que quando estamos trabalhando para uma empresa, o primeiro passo a ser dado em termos de marketing digital é a elaboração de um planejamento estratégico, quando se trata de Personal Branding, também a primeira coisa a ser feita é a elaboração do seu plano de marketing pessoal na Internet.

A principal razão para criação de um planejamento de marketing pessoal na Internet é que como no mundo comercial, sua estratégia de marketing pessoal online também necessitará de metas e objetivos a serem alcançados.

Sem metas bem definidas, você estará navegando sem bússola em um mar de ações isoladas que não levarão você a lugar nenhum.

Comece por fazer uma análise SWOT pessoal. É importante para o sucesso do seu plano um profundo conhecimento das suas competências e do cenário em que se dará seu marketing pessoal.

Nesta análise você deverá detalhar quais são seus pontos forte, pontos fracos, assim como as oportunidades que sua estratégia de marketing pessoal poderá criar e as ameaças existentes a sua marca pessoal na Internet.

A base para uma estratégia de marketing pessoal na internet é um planejamento detalhado do que será feito, como será feito e quando será feito. Sem isso, você estará incorrendo no erro que mencionei logo no início deste artigo.

Quanto tempo será alocado para sua estratégia de marketing pessoal na Internet

Outro ponto importante a ser determinado nesse plano é o tempo que você está disposto a investir na sua marca pessoal. Uma estratégia de marketing pessoal na Internet não funciona sem que você empenhe algum tempo para essa atividade.

Repare que não estamos falando em simplesmente criar perfis em redes sociais e depois sair publicando esporadicamente qualquer coisa. Estamos falando de um conjunto de ações coordenadas visando construir e valorizar a sua marca pessoal.

Uma das bases do sucesso de uma estratégia de marketing pessoal na Internet é a organização e método, como em qualquer outro projeto profissional. É preciso alocar um determinado tempo para gestão da sua presença online, e mais ainda, para produção do conteúdo que será, a base dessa presença.

Defina seus canais de atuação

Estratégia de marketing pessoal na Internet

Definido seu plano, é hora de começar a detalhar sua estratégia de marketing pessoal online, e o primeiro passo neste sentido deverá ser a definição dos canais a serem usados nesta estratégia.

A definição desses canais passa por dois critérios, o das suas expertises na área digital e o tempo que você poderá dispor, para atuar nos diversos canais digitais.

Em termos de Brasil, os canais mais comuns para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing pessoal digital são:

  • Um perfil bem estruturado e ativo no LinkedIn;
  • Um perfil profissional ou página no Facebook;
  • Uma conta no Twitter gerida de maneira profissional;
  • Um blog pessoal.

É bem provável que dos canais citados você já tenha alguns, afinal de contas, nos dias de hoje é quase impossível alguém não ter pelo menos um perfil nas redes sociais. Mas a pergunta que eu faço é a seguinte: Será que este perfil é gerido de maneira profissional em termos de marketing pessoal?

Existe uma diferença gigantesca entre ter um perfil no Facebook, por exemplo, para simplesmente fazer parte da brincadeira, já que todos os seus amigos tem e usar esse perfil de forma profissional com a finalidade de promover a sua marca pessoal.

Confundir essa funções é outro erro muito comum entre as pessoas que se lançam em um projeto de marketing pessoal nas redes sociais sem um planejamento prévio. Canal pessoal nas mídias sociais para diversão é uma coisa, o uso desse canal para marketing pessoal é outra completamente diferente.

Conheça seus canais de atuação

Para tratar de maneira profissional a sua presença online, é preciso entender os diversos ambientes de publicação como, por exemplo, o funcionamento das redes sociais, e se sua estratégia incluir um blog, o funcionamento da plataforma de publicação que será adotada.

Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é claro que você precisa entender como funciona cada canal para poder obter o maior retorno possível de cada uma das ferramentas, e também para não cometer erros estratégicos em suas ações.

Embora muitas delas pareçam intuitivas existem pequenos detalhes que devem ser tratados de maneira especial. No caso específico do LinkedIn, por exemplo, existem algumas regras que precisam ser respeitadas, tanto no que diz respeito a elaboração do perfil quanto nas interações nesta rede.

Lembre-se sempre que seu marketing pessoal online é um reflexo da sua imagem pessoal como profissional e por isso, itens como esmero na aparência dos seus canais, presteza nos feedbacks e também qualidade do conteúdo que é publicado refletem quem você é e os resultados que você produz com seus trabalhos.

Não seja afobado

Uma estratégia de marketing pessoal na Internet vai demorar um bom tempo para começar a trazer seus primeiros resultados. O marketing pessoal é baseado no marketing de conteúdo e marketing de relacionamento, portanto, é de se esperar que o prazo de maturação do projeto seja maior do que algumas ações de marketing online mais pontuais.

O marketing pessoal é um investimento de longo prazo e por isso mesmo, você deve começar a estruturar sua estratégia desde cedo e não deixar para fazer isso quando estiver precisando desses valiosos contatos, como por exemplo, quando ficar desempregado de uma hora para outra.

Se em uma situação dessa, ai sim, você sair correndo para tentar criar a sua marca no ambiente online, suas chances de sucesso serão muito reduzidas. Pense em marketing pessoal como um “seguro desemprego” online, além de uma ótima oportunidade de abrir caminho para novas oportunidades.

Não deixe para depois o que você pode começar a fazer agora. Comece hoje mesmo a desenhar sua estratégia de marketing pessoal na Internet e você verá que quando bem planejada e religiosamente executada, os resultados aparecem. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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