Facebook desafia LinkedIn com quadro de vagas de emprego

Facebook desafia LinkedIn com quadro de vagas de empregoA fome do Facebook por novos mercados e serviços parece ser insaciável. Ao perceber o sucesso do LinkedIn, o Facebook está planejando também “entrar no mercado” dos relacionamentos corporativo.

Segundo informações recolhidas no Mashable, um site de referência na área de redes sociais, tudo indica que nos próximos meses o Facebook lançara seu “Quadro de Empregos”.

A ideia é divulgar vagas de trabalho em empresas parceiras por meio de uma página diferenciada. Três companhias que já utilizam o site com este propósito estariam envolvidas no projeto, a BranchOut, Work4 Lab e Jobvite. Se cuida LinkedIn!

Segundo o Mashable, uma fonte ligada ao Facebook detalhou o projeto ao Dow Jones. Ao que tudo indica, o LinkedIn pode ficar tranquilo, pois o Facebook não tem intenção de se transformar em uma rede social focada em business. Pelo contrário.

A ideia é apenas adicionar mais uma opção a uma rede social que fica cada vez mais completa. No entanto, como o Facebook já é preferido por muitos usuários e empregadores se comparado ao LinkedIn, isso pode sim significar uma queda no site dedicado aos negócios.

A resposta do Linkedin

Ao que tudo indica, o LinkedIn, percebendo a manobra da turma de Mark Zuckerberg, antecipou seu projeto de reestruturação e lançou imediatamente algumas mudanças que já estavam sendo feitas, mas que só seriam implementadas no meio do segundo semestre. Pelo que fimos, ficou clara a intenção do LinkedIn de deixar mais “sociável” sua rede.

Não ficou claro se a exibição das vagas de emprego será feita no feed de notícias ou em uma aba separada, e nem mesmo se o serviço estará disponível em todos os países. Tudo ainda está no plano das especulações. De qualquer forma, a expectativa é de que, até o fim de 2012, tudo se torne oficial e comece a funcionar. É esperar para ver.

Facebook versus LinkedIn. Facebook prepara ofensiva na área de redes sociais voltadas para relacionamentos profissionais.

Mais um elemento dessa história é que recentemente, o Ministério do Trabalho dos EUA fechou uma parceria com o Facebook para a criação de um portal destinado à busca de empregos, oferecendo vagas de trabalho e cursos profissionalizantes. Além disso, o Facebook se comprometeu a realizar pesquisas sobre mercado, empresas, redes sociais e faculdades. Tudo bem o DNA do Facebook, mas obviamente com um potencial comercial incrível.

Fica a informação e vale o acompanhamento. Será que o Facebook irá realmente desafiar o LinkedIn em sua própria área? Pelo sim ou pelo não, é aconselhável fazer uma revisão em sua estratégia de marketing pessoal no Facebook para não ser pego de surpresa. Vamos estar acompanhando essa história de perto e qualquer mudança a gente publica por aqui.

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