O que é Marketing de Busca

O que é Marketing de Busca

O marketing de busca é um dos principais segmentos do marketing digital. Também conhecido como SEM – Search Engine Marketing, tem como foco as estratégias que buscam conseguir visibilidade em ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

O objetivo das estratégias de Search Marketing é conseguir maior exposição possível nas páginas de resposta dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites – SEO ou através de programas de links patrocinados como Google AdWords e outros.

Em linhas gerais, o Marketing de Busca se divide em duas categorias distintas no que se refere às técnicas utilizadas, os resultados de buscas orgânicas e os obtidos através de links patrocinados.

  1. Busca Orgânica – É a parte do marketing de busca que visa os resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo. É nessa categoria que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação online.
  2. Links Patrocinados – É a parte do Search Engine Marketing que visa os resultados pagos conseguidos através de ferramentas como o Google AdWords onde se paga para aparecer nas melhores posições.

Estratégias de Marketing de Busca

Quando abordamos a questão do marketing de busca em nosso curso de marketing digital, somos enfáticos ao ressaltar a importância de fazermos com que essas duas estratégias sejam desenvolvidas em extrema sintonia já que as duas, quando tratadas de forma coordenada contribuem em muito nos resultados de uma na outra.

Tratá-las de forma dissociada dentro do contexto de uma campanha de marketing de busca significa desperdiçar uma sinergia que é vital.

Os processos de SEO e Links Patrocinados são complementares, já que, em última análise, trabalham com o mesmo insumo básico, ou seja, a escolha das melhores palavras-chave para que um site ou página seja exibido nas posições mais relevantes das páginas de respostas dos buscadores.

Não raramente, as informações utilizadas na estratégia de SEO e reveladas pelas análises de relatórios do Google Analytics, são também utilizadas na formulação de estratégias de links pagos e vice-versa.

Marketing de busca como referência

O marketing de busca é atualmente uma das mais fortes vertentes do marketing online, quer seja no segmento de SEO quanto no segmento de links patrocinados. Ser encontrado é o nome do jogo quando se fala em marketing de busca.

Ser uma referência em um determinado conteúdo é uma das principais tendências do web marketing moderno e é nesse contexto que as técnicas de SEO – otimização de sites para ferramentas de busca, se fazem presentes, buscando colocar o conteúdo publicado em sites, blogs e lojas virtuais entre os Top 10 do Google.

Isso funciona não apenas para o marketing de serviços e produtos, mas também no que diz respeito ao marketing pessoal na Internet.

No campo dos links patrocinados a proposta é a mesma, mas só que em um espaço diferente,o espaço reservado para links pagos das páginas de respostas, SERPs – Search Engine Response Pages, dos buscadores de maior destaque.

O marketing de busca é uma das áreas que apresentam o maior crescimento no marketing online corporativo do mundo inteiro e no marketing pessoal não é diferente.

Para se tornar conhecido, é preciso, em primeiro lugar, ser encontrado, e é nessa etapa que as técnicas e estratégias do marketing de busca podem ajudar no seu plano de marketing pessoal digital.

Fonte: Academia do Marketing

Saiba o que é marketing de busca
5 (100%) 4 votes
PUBLICIDADE