Saiba o que é coaching e como ele pode ajudar no desenvolvimento da sua carreira

O que é coaching e como ele ajuda a sua carreira

O que é coaching e como essa técnica pode ajudar no seu desenvolvimento profissionalA expressão Coaching vem se tornando uma constante quando o assunto é desenvolvimento profissional e pessoal, mas afinal de contas, o que vem a ser exatamete Coaching? Se levarmos em consideração a tradução literal é treinamento, mas quando se fala em coaching em termos de carreira, falamos de uma metodologia que objetiva ajudar profissionais ou grupos de profissionais a promoverem uma mudança em direção a um ou vários objetivos estabelecidos.

Em resumo, coaching é um treinamento que leva a uma mudança de posicionamento em estratégias pessoais para se alcançar as mais variadas metas possíveis.

Conheça o funcionamento do coaching

Um bom curso de coaching  tem como objetivo auxiliar pessoas e empresas a se desenvolverem de forma mais rápida e eficiente produzindo resultados mais eficientes. O coaching  trabalha com um conjunto de técnicas próprias apoiadas por habilidades, competências, padrões e princípios éticos fundamentais e difere-se de muitas atividades similares, como, por exemplo, mentoring, consultoria, ensino e treinamento. Coaching é algo mais focado no desenvolvimento do indivíduo e suas expertises.

A função de um terinamento em Coaching é ajudar as pessoas a mudarem na maneira que elas querem, ajudando-as a caminhar na direção do que elas querem ir. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode. è um treinamento para auto conhecimento e aperfeiçoamento.

Origens do coaching

As raízes da expressão coaching, tradicionalmente, tem sido associado com os esportes. Todo atleta de alto nível tem um coaching. Ultimamente, o coaching tornou-se aplicável a outras áreas, como negócios e outros aspectos da vida, bem como nos esportes. Agora está se tornando comum ter um coach para ajudar a atingir metas na vida e no trabalho. É o coaching trabalhando como apoio ao desenvolvimento pessoal.

O coaching é um processo contínuo, não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado. O líder coaching pode ser comparar com um maestro, que em alguns momentos trabalha com apenas com um integrante, em outros orienta todos à distância e, em outros, corta os vínculos para que possam se desenvolver em áreas completamente fora do seu escopo. Você as leva a aprender e a treinar regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.

A função do Coach no desenvolvimento profissional

A função do coach atualmente é orientar as pessoas para que aprendam por si mesmo. Fornecer as armas para que se tornem desbravadoras do próprio desenvolvimento e isso é a essência do empreendedorismo. Ensinar as pessoas a extrair lições certas de suas experiências, a encontrar outras pessoas que possam ajudá-las e a obter seu próprio feedback e informações.

O coaching é mais uma ferramenta que o profissional possui para auxiliá-lo em sua luta pelo sucesso pessoal e empresarial. Quando falamos o conhecimento dessas técnicas ao marketing pessoal, os resultados são ainda melhores, já que o treinamento ajuda a traçar metas e objetivos também para essa área.

Cursos de Coaching no Brasil

Atualmente no Brasil, existem diversos cursos de coaching com foco nas mais diversas áreas. Para encontrar um que satisfaça às suas necessidades é interessante pesquisar bem e conversar com pessoas conhecidas que tenham participado. Para escolher um boa curso  de coaching é interessante conhecer a empresa que o organiza e o histórico de seus profissionais para garantir um bom aproveitamento. Agora que você já sabe o que é coaching, o que acha de programar um treinamento em coaching?

Fonte: Empreendedores Web

O que é Coaching
Avalie o artigo
PUBLICIDADE