Coisas que você deve ou não deve fazer no Linkedin

Uso e gosto muito da rede social Linkedin, onde posso trocar informações, participar de debates, divulgar meus textos, acompanhar empresas e conhecernovas pessoas da minha ou de outra áreas do mercado. Ao mesmo tempo, o abuso na utilização do Linkedin pode gerar o efeito inverso, impedindo o usuário de usufruir de todos os benefícios que essa rede tem a oferecer.

O que fazer e o que não fazer no LinkedIn

Seguem então algumas sugestões básicas para o uso do Linkedin a serem seguidas para não prejudicar sua imagem profissional:

Imagem

Vale um tom sério e profissional por ser uma rede de contatos focadas em profissões, empresas e negócios. Não coloque foto de óculos escuros, bonés, chapéus, trajes estranhos ou inadequados. Use uma boa foto, e mostre a sua cara de forma simpática e real.

Currículo

Não adianta abusar de conteúdo. Diga apenas o essencial. Evite palavras chavão como “sólida formação” e termos muito usados. Use menos palavras e cite menos experiências para ter uma leitura mais fácil e objetiva.

Esteja presente e ativo

A questão principal não é o tamanho da sua rede de contatos. Vale a qualidade e o uso que você faz dela. O principal é participar, mostrar opiniões, opinar e interagir.

Entre em grupos de interesse e use-os bem

Os grupos do Linkedin são um ótimo espaço de convivência, mas saiba respeitar as regras e não usá-los apenas como promoção pessoal ou de negócio. Muitas pessoas e empresas abusam do auto-merchandising. Não é  bom colocar um comentário remetendo para um texto ou post seu ou link de produto ou serviço. Apenas coloque sua opinião ou participe do debate, sempre de forma cordial e simples.

Mensagens pessoais ou genéricas por e-mail

Muito cuidado com mensagens diretas ou generalizadas para sua rede de contatos. Use apenas em caso de necessidade ou de forma esporádica. O e-mail pessoal é um espaço particular. Ao invadir esta privacidade você pode ter uma reação negativa contrária.

Recomendações pessoais

Não abuse deste recurso e nem solicite as pessoas que o façam. Se a participação for espontânea será mais verdadeira e de maior valor.

Personalize suas mensagens

Procure não repetir as mesmas mensagens de Twitter e Facebook no Linkedin. Dê um toque mais pessoal na chamada ou descrição. Se for o caso, direcione sua mensagem ou texto ao grupo relacionado àquele assunto. Acompanhe os comentários e também comente outras notícias e mensagens.

Visite com frequência a rede

Não adianta apenas se inscrever e interagir pouco ou só de vez em quando. Crie um hábito de acessar sempre o Linkedin. As oportunidades de carreira e negócios podem surgir conforme sua atuação e frequência nesta rede social.

Personalize suas configurações

Não deixe o Linkedin apenas nas configurações básicas padrão. Ele permite que você adapte sua participação ao seu gosto, configurando a frequência dos e-mails e outros detalhes sobre sua participação nos grupos. Ou seja, não fique apenas nas ações básicas nem seja um usuário passivo. Use com atenção e conheça as vantagens que esta rede oferece.

Seguindo estas recomendações você fará mesmo o Linkedin trabalhar por você.

Po Roberto Tostes no Ponto Marketing

GD Star Rating
loading...
O que você deve ou não deve fazer no Linkedin, 10.0 out of 10 based on 1 rating

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA