Plano de marketing pessoal nas redes sociais

Ter um plano de marketing pessoal nas redes sociais é um dos primeiros passos para a construção de um bom networking em mídias sociais.

Não basta apenas sair criando perfis aleatoriamente nas redes sociais e achar que isso é uma estratégia de marketing pessoal na Internet.

Ao estabelecer um plano de marketing pessoal nas redes sociais você estará dando estrutura para suas ações de marketing de forma racional e eficiente.

Um dos grandes segredos do marketing em mídias sociais é que as diversas ações são potencializadas pela integração e por isso seu planejamento é tão importante.

Os passos de um plano de marketing pessoal nas redes sociais

Para criar um plano de marketing pessoal nas mídias sociais, eficiente e bem estruturado, em primeiro lugar é preciso estabelecer critérios para escolha das mídias das quais, você deve participar.

Sem este primeiro passo, você acabará envolvido em um verdadeiro caos, pois não haverá tempo para administrar todas e muito menos conteúdo relevante para veiculação.

Além do mais, dependendo do perfil do público que você deseja alcançar, algumas mídias não valem a pena.

Vejamos algumas dessas diretrizes:

  • Quais as redes sociais que o público-alvo que você pretende atingir costuma usar?
  • Qual o padrão de utilização destas redes?
  • Sobre o que giram as conversas nestas mídias;
  • De que forma você colaborar para o enriquecimento dessa discussão.

Reparou nesse último item? O que você tem a acrescentar nessa discussão? Se você não tem conteúdo, você não tem o que fazer nas redes sociais, a não ser se transformar em um expectador da conversa, o que significa não ser uma referência, o que é péssimo em termos de marketing pessoal.

Você conhece a mídia em que irá atuar?

Embora as redes sociais possam parecer uma coisa fácil, é necessário conhecer cada uma delas para pode criar um ambiente propício ao networking.

Um plano de marketing pessoal nas redes sociais passa obrigatoriamente pelo conhecimento das ferramentas que irão ser usadas.

Veja o caso do Twitter, por exemplo. Se você não conhecer o uso correto de “linguagens” do Twitter como DM, RT e Hashtag, seu relacionamento nessa rede pode ficar prejudicado.

No Facebook e Linkedin não é diferente. Todas as mídias sociais possuem um ritual próprio de aproximação e desenvolvimento de relacionamentos que você deve dominar antes de tentar qualquer tipo ação promocional nas redes sociais.

Seu plano de marketing pessoal nas mídias sociais

Conhecendo as ferramentas é hora de estruturar seu planejamento. É a hora de botar a mão na massa. Em primeiro lugar, você deve criar o seu perfil e completa-lo com suas informações pessoais.

Lembre-se, de nada adianta ganhar exposição nas redes sociais se as pessoas não podem saber mais detalhes sobre você.

Customize seu perfil de forma minuciosa, com uma boa foto e seus dados de contato. Se a rede permitir um pouco de customização, como no caso do Twitter, tente criar uma identidade visual para sua marca pessoal, pois isso sempre é visto como um sinal de capricho e dedicação ao que você se está se propondo a fazer.

Artigo anteriorTwitter como ferramenta de marketing pessoal
Próximo artigoCrises pessoais em redes sociais