Como personalizar seu perfil no Twitter e transformá-lo em uma ferramenta para marketing pessoal

Twitter como ferramenta de marketing pessoal

Usar o Twitter como ferramenta de marketing pessoal é uma estratégia vencedora dentro de qualquer planejamento de marketing pessoal nas redes sociais, mas antes disso, é preciso preparar o seu perfil para ser um verdadeiro representante da sua marca pessoal na Internet.

Não basta simplesmente criar um perfil para usar o Twitter como ferramenta de marketing pessoal. É necessário criar neste perfil um impacto visual que passe um pouco da sua mensagem principal. Ao elaborar seu plano de marketing pessoal nas redes sociais, essa identidade fica praticamente decidida no que diz respeito a cores e símbolos, bastando portando adaptar essa identidade às mídias sociais em que você irá atual.

Preparando o Twitter como ferramenta de marketing pessoal

Nesse artigo não vamos tratar da questão de conteúdo, que fica para outra ocasião, mas sim da estrutura técnica do próprio perfil. Vamos adequá-lo para ser além de um canal de comunicação, um ambiente de marketing e networking nas redes sociais.

Personalizando o avatar do Twitter

Não há nada mais decepcionante do que ver um perfil no Twitter que mantém o avatar padrão, o ovinho original. Portanto, a primeira providência é trocar o avatar por um avatar próprio composto por uma foto bem tirada. Não se esqueça que essa foto aparecerá ao lado de seus Twitts em centenas ou talvez milhares de timeline.

Outra indicação no que diz respeito a foto no Twitter é colocar uma foto sorrindo, já que as pesquisas comprovam que as pessoas são mais receptivas a perfis que apresentam fotos de pessoas sorrindo.

Altere seu plano de fundo no Twitter

Outra alteração de grande impacto visual é a modificação do plano de fundo do Twitter. Criar um fundo original e aproveitar para mostrar um pouco mais informações é a melhor recomendação. Na mesma seção, é possível alterar também a cor dos links presentes em seu perfil. Quanto maior for a customização dos elementos, mais chances de se destacar terá o seu perfil.

Antes de usar o Twitter como ferramenta de marketing pessoal nas Internet personalize o seu perfil
Personalize seu perfil para usar o Twitter como ferramenta de marketing pessoal

Atualize a sua Bio no Twitter

O Twitter permite a você criar uma pequena biografia com até 160 caracteres. Aproveite ao máximo este espaço para passar a sua mensagem. Ao usar o Twitter como ferramenta de marketing pessoal você deverá fazer dessa Bio, um pequeno cartão de apresentação, incentivando as pessoas a lhe conhecer um pouco mais e seguir as suas postagens.

Se você for pautar a sua estratégia de marketing pessoal na Internet sobre um determinado tema ou área de atuação, tente usar a sua palavra-chave principal no texto da Bio, isso vai ajudar bastante o SEO da sua marca pessoal.

Coloque um link para o seu site ou blog pessoal

Se você tem um site ou blog pessoal, não deixe de colocar um link para ele em seu perfil. Isso lhe trará duas vantagens:

  • Adicionará a oportunidade das pessoas conhecerem seu trabalho em maior profundidade acessando o seu site ou blog pessoal e lendo seus artigos;
  • Irá colaborar com a sua estratégia de SEO dentro do seu plano de marketing pessoal, já que este link irá contribuir para a relevância do seu blog junto ao Google, e como já discutimos antes aqui no site, seu marketing pessoal no Google é um dos pilares do seu plano de ação.

Além disso, ter um links para o seu blog pessoal deixará o seu perfil mais completo e profissional. Se você ainda não tem um blog (e deveria ter, clique aqui e saiba porque) você poderá direcionar esse link para uma conta em um serviço como Me Adiciona, por exemplo.

É claro que esses são apenas os primeiros passos, mas acredite, são fundamentais para se destacar entre a multidão. Para usar o Twitter como ferramenta de marketing pessoal, é preciso antes de tudo transformá-lo em uma vitrine da sua marca pessoal.

Twitter como ferramenta de marketing pessoal
Avalie o artigo
PUBLICIDADE