Usando o Twitter para recrutamento de candidatos

Para recrutadores, usar o Twitter para recrutamento de candidatos pode ser uma chance de conhecer um pouco mais sobre sua personalidade, estilo de vida, hábitos, aptidões, interesses e comportamento. É por isso que é cada vez mais comum o uso das redes sociais nos processos seletivos, elas mostram nuances que as páginas de um currículo jamais poderiam revelar.O Twitter, até mesmo por ser uma rede mais informal que o Linkedin, revela mais facilmente traços de personalidade que costumam ficar ocultos em ambientes mais formais, portanto, o local ideal para conhecer mais detalhadamente seus possíveis candidatos.

O Twitter é uma rede social composta por uma audiência altamente engajada que gera mais de 170 milhões de tweets por dia, e o Brasil é o segundo país em número de usuários no mundo. Isso significa que usar o Twitter para recrutamento de candidatos é mais que uma opção, podendo inclusive funcionar como diferencial na dinâmica dos processos seletivos.

Usando o Twitter para recrutamento e seleção de candidatos a uma vaga de trabalho
Twitter no processo de recrutamento e seleção de candidatos a vagas de emprego

Como usar o Twitter para o recrutamento e seleção de candidatos

O grande segredo do uso do Twitter nos processos seletivos é manter seu envolvimento na conversa, como, aliás, é a base de qualquer ação nas mídias sociais. Não adianta aparecer somente para anunciar vagas, isso você faz em um jornal ou site de empregos. É necessário ter foco nesse tipo de pesquisa para poder identificar e público-alvo de candidatos a emprego que você deseja atingir. Para começar, é preciso sabe de três coisas:

  • Quais palavras-chave e #hashtags que os candidatos-alvo tipicamente procuraram e assinalam em seus tweets? Uma boa ferramenta para isso é o busca do Twitter – search.twitter.com e em alguns casos os Trending Topics
  • De que listas do Twitter esses candidatos frequentam e quando essas conversas ocorrem?
  • Além disso, quais são os momentos mais provável que o seu público-alvo vai estar presente no Twitter?

Uma vez identificadas as hashtags e listas mais comumente usadas pelo segmento a que se refere o processo seletivo, certifique-se as posições em aberto que você está divulgando estão devidamente classificadas para que você realmente atinja o público com interesse nestas vagas.

Criando um diálogo para seleção de candidatos no Twitter

Estar presentes nas discussões é essencial para poder identificar possíveis canditatos ao preenchimento de suas vagas no Twitter. Existem ferramentas como o Hootsuite que podem ajudar em muito essa participação, monitorando menções e até mesmo agendando Tweets para as horas em que essa participação parece ser mais intensa. É nessa participação que você identifica quais são os perfis que melhor se encaixam nas exigências da vaga que você está trabalhando.

Um dos objetivos principais do uso do Twitter para recrutamento de pessoal deve ser se envolver com e construir uma comunidade de seguidores que representam o tipo de talento que você pode estar buscando. Quando você faz parte de uma grande comunidade compostas por pessoas com este perfil, torna-se mais fácil passar sua mensagem e identificar aqueles usuários que seriam uma boa opção para as suas posições em aberto.

Usar o Twitter para recrutamento de candidatos ao preenchimento de vagas de trabalho não só poupa tempo como expande o universo de candidatos que você pode avaliar. E você? Já teve algumas experiência nesse sentido? Deixe seu comentário.

Artigo anteriorComo os recrutadores usam as redes sociais – Infográfico
Próximo artigoTwitter como ferramenta de marketing pessoal