Marketing pessoal – Missão, Visão e Valores

Na elaboração de um plano de marketing pessoal, determinar a sua missão, visão e valores é um dos primeiros passos para desenhar o seu plano de ação.

Para desenvolver a sua estratégia de marketing pessoal é preciso antes de tudo olhar para dentro de si e descobrir a sua essência.

  • A sua missão – a sua razão de ser, a sua finalidade e proposta
  • A sua visão – inteligência, percepção e discernimento
  • Seus valores – seus princípios e crenças e política pessoal

Qual a sua Missão?

Quando falamos sobre a Missão de uma empresa, falamos sobre a sua essência, a razão da sua existência e sua proposta em relação ao ambiente em que atua. E você? Qual a razão da sua existência? O que o te impulsiona, de onde vem a sua força e motivação para viver?

Partindo do princípio que temos todos os recursos essenciais e necessários para conquistar qualquer realização na nossa vida, e que não existem quaisquer barreiras na concretização de qualquer que seja o nosso sonho. Caso pudesse escolher e não tendo quaisquer limites aos seus sonhos pode questionar-se sem pudor de:

  • Qual é o seu apelo à ação?
  • O que mais o realiza?
  • O que o faz sentir-se especial e reconhecido?
  • O que lhe transmite realização pessoal e/ou profissional?
  • Qual o preço que está disposto a pagar para realizar os seus sonhos?
  • Até onde está preparado para ir?

Por exemplo, o seu sonho é a ajuda ao próximo porque alimenta o seu coração ou então administrar sua própria empresa é a realização mais importante para si neste momento.

Por norma todos nós já sabemos o que precisamos, no entanto temos muita dificuldade em reconhecer e assumir esse sentimento dentro de nós. Se olhar à sua volta, o mundo representa essa ausência de realização e é reflexo de nossas escolhas. Será que as verdades impostas pela sociedade tem sido uma resposta positiva? Será que anular os nossos sonhos representa uma solução? Escutando o seu coração e tendo em conta os seus sonhos e realização, que escolhas vai fazer daqui para frente? E não tente abafar seus desejos em função de sua situação atual. O potencial do Ser Humano é imenso e capaz de transformar tudo aquilo que desejar. Passo a passo, dia a dia, você poderá alcançar seus objetivos mantendo o foco e a disciplina.

A missão de uma empresa é a razão de sua existência, que sempre deve ir além de gerar lucro (ou de conquistar bens materiais). E você? Qual a sua razão?

Visão

A maioria das declarações de visão pessoal giram em torno de a pessoa ser uma pioneira em um nicho específico, e com a diferenciação e qualidade tornar-se reconhecido no meio social e profissional.

  • Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos?
  • Como você se vê com 60 anos?
  • O que deseja ter realizado?
  • O que deseja ter mudado?
  • Como espera ser visto pelas pessoas de sua convivência?
  • Que tipo de exemplo deseja ser?

Valores

Os valores representam as crenças sobre as quais regemos a nossa vida, em que é que acreditamos que nos torna especiais e melhores pessoas e profissionais.

Exemplos de valores – honestidade, respeito às pessoas, às lei e ao meio ambiente, liberdade, fé, boa vontade, fidelidade, amor e valor próprio, entre outros.

  • Quais valores o fazem parar e pensar antes de agir?
  • Que valores gostaria de inserir na sua vida?

Política Pessoal

A nossa forma de agir e como colocamos em prática a nossa missão, visão e valores representa a nossa política pessoal. As opções que escolhemos e as regras que estabelecemos sobre nos mesmos definem a consistência e firmeza com que percorremos o caminho que definimos para alcançar as nossas realizações.

Por exemplo: suas regras de como administrar as finanças, a metodologia que adota na educação dos filhos, os limites que estabelece entre os amigos e a esposa / o marido.

Acredite: estabelecer regras que orientem suas decisões não só facilita o alcance dos objetivos, como também permite liberar sua mente para coisas mais importantes.

O seu marketing pessoal tem uma missão, visão e valores? Se não, o que acha de começar o mais rápido possível esse detalhamento? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Artigo anteriorComo Criar Sua Marca Pessoal na Internet
Próximo artigoComo Criar Conteúdo Para Redes Sociais