Marketing Pessoal no Google – Monte seu plano

Se o Google é a maior presença na Internet, por que não fazer seu marketing pessoal no Google? Parece óbvio não? É, mas não é bem isso que se vê por ai.

Muita gente parece ignorar a força do marketing de busca em um plano de marketing pessoal na Internet e com isso perde toda a exposição que as pesquisas no Google podem proporcionar em um processo de Personal Branding.

Sou meio suspeito para falar isso, já que sou um grande admirador do Google, mas no mundo online, se você não tem destaque no Google, você simplesmente não existe.

O pecado de não empreender uma boa campanha de marketing pessoal no Google, na maioria das vezes se deve a falta de conhecimento do poder dessa ferramenta para o marketing pessoal, ou então um plano de marketing pessoal na Internet mal estruturado.

Muitas vezes, ao elaborar o planejamento as pessoas focam demais em ferramentas voltadas para o relacionamento corporativo, como por exemplo, o LinkedIn, e se esquecem que aquela não é a principal fonte de exposição no mundo online. O marketing pessoal em redes sociais é importante, mas ser encontrado no Google também é.

Um outro ponto a ser levado em consideração é que atualmente o Google é usado em muitos processos seletivos como ferramenta de busca sobre informações sobre o candidato. Portanto, não podemos esquecer desta parte ao planejarmos nossa presença digital.

No final tudo passa pelo Google

Independentemente de qualquer teoria da conspiração sobre o desejo de dominar o mundo, todo profissional de marketing digital sabe que o ponto central de uma campanha online passa obrigatoriamente pelo Google, então, por que no marketing pessoal seria diferente?

Se ao elaborarmos uma campanha de marketing digital para uma empresa colocamos o marketing no Google como uma das prioridades, por que ao criar uma marca pessoal na Internet deveríamos seguir um caminho diferente?

Pesquisas mostram que mais de 80% das pessoas que acessam a Internet, passam pela pesquisa no Google em algum momento da sua navegação. Logo, estar em evidência no Google é essencial para qualquer tipo de campanha, seja ela corporativa ou pessoal.

A importância do seu marketing pessoal no Google

Estratégia de marketing pessoal no Google

O Google possui inúmeras formas de exposição da sua marca pessoal, muitas delas gratuitas, que certamente podem ajudar bastante na sua estratégia de Personal Branding.

Boas colocações nas páginas de respostas, Google Groups, Google Places e até mesmo o programa de links patrocinados AdWords, são algumas dessas formas de exposição. Basta a você, decidir qual dos caminhos seguir e traçar uma estratégia consistente para esses canais.

  • Marketing Pessoal no Google – Buscas
  • Marketing Pessoal no Google – APPs

No primeiro caso, o foco da estratégia para produção de conteúdo a ser publicado na Internet. Pela produção de conteúdo buscamos maior exposição nas páginas de respostas do Google geradas a partir de palavras-chave ligadas ao seu segmento de atuação.

As ferramentas do Google para seu marketing pessoal

A maneira mais fácil(?) de conseguir uma boa exposição no Google é ter um blog pessoal que conquiste boas posições nas páginas de resposta (SERPs para os técnicos) nas pesquisas feitas por termos relacionados a área em que você é um especialista.

Para conseguir um bom posicionamento, pesquise ou então faça um curso de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca e aprenda as técnicas para colocar seu blog nas primeiras posições do Google. A aplicação de técnicas de SEO no marketing pessoal aumenta em muito sus exposição nos buscadores.

A segunda opção é usar os inúmeros APPs do Google, de forma a gerar conteúdo sobre você. Se você ainda não tem, um bom começo é criar um blog pessoal no Blogger. Depois, seria também conveniente criar um apontamento de endereço no Google Places para, literalmente colocar você no mapa.

Minha terceira sugestão imediata seria a criação de um perfil no Google+, a rede social do Google, que mesmo estando no princípio já promete muito em termos de marketing pessoal nas redes sociais.

É claro que criar uma estratégia de marketing pessoal nas mídias sociais é importante, mas ser encontrado no Google, na maioria dos casos é uma prioridade.

Esses são apenas alguns exemplos entre as inúmeras opções disponíveis. O importante é conhecer as ferramentas para marketing pessoal no Google e usar a criatividade na aplicação. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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