Marketing pessoal no Twitter

A utilização do marketing pessoal no Twitter é fundamental para qualquer plano de marketing pessoal nas redes sociais já que é uma das mídias sociais mais usadas no mundo inteiro.

Porém, criar uma marca pessoal no Twitter, não significa apenas criar um perfil e sair postando qualquer coisa. Como tudo no marketing digital, é necessário traçar um plano de ação para essa mídia específica.

O objetivo de criar uma estratégia de marketing pessoal no Twitter é alinhar esta ferramenta com as outras redes sociais já mencionadas aqui no site como elementos essenciais de uma presença pessoal sólida na internet como o Blog Pessoal, LinkedIn e Facebook.

Por que ter uma estratégia de marketing pessoal no Twitter?

O Twitter é uma das redes sociais de maior crescimento e alcance no mudo e só por isso já mereceria um lugar em seu marketing pessoal na Internet, mas esse não é o ponto. O fator mais importante para a incorporação do Twitter à sua presença digital é a velocidade e penetração que essa rede tem no mundo digital.

Em uma estratégia de marketing pessoal digital, o Twitter funciona como um verdadeiro porta voz das suas atividades, tanto no mundo físico quanto no mundo virtual.

Como fazer marketing pessoal no Twitter

Agregando o Twitter às suas ferramentas de Personal Branding nas redes sociais, você conseguirá criar um canal ágil, rápido e de grande alcance para divulgação, por exemplo, dos artigos publicados em seu blog pessoal. Essa inclusive é uma estratégia clássica de marketing nas mídias sociais.

Para que essa estratégia tenha sucesso, é necessário determinar alguns parâmetros iniciais, diretrizes para estruturar seu marketing pessoal no Twitter. Vejamos algumas:

  • Qual será o conteúdo publicado em sua conta no Twitter?
  • Qual será a constância de atualização?
  • Que meios você possui para fazer essas atualizações?
  • De que forma você conquistará uma base de seguidores sólida?
  • Qual será sua linha de interação com estes usuários?
  • Como será feita a integração do Twitter às suas outras redes sociais?

Definir estes primeiros passos é importante para que sua presença no Twitter tenha relevância suficiente para despertar atenção das pessoas que você deseja impactar com sua presença.

Criar uma conta no Twitter para ficar publicando coisas como “Indo almoçar…” ou “Voltando da academia….” não faz o menor sentido. Ou você se estrutura devidamente, ou melhor nem começar.

Conheça as ferramentas do Twitter antes de começar a usar

Como em qualquer rede social utilizada no marketing pessoal, no caso do Twitter é importante que você conheça a ferramenta antes de qualquer outra coisa. O microblog tem características e rituais próprios que o diferencia de outras redes sociais.

O #Hashtag, Retweets e Follow Friday são algumas das ferramentas e rituais do Twitter que você precisa dominar para criar uma presença agradável, proveitosa e interativa nesse canal.

E você? Já tem sua estratégia de marketing pessoal no Twitter? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Artigo anteriorMarketing Pessoal Online
Próximo artigoO que o Google conta para os recrutadores sobre você