Marketing Pessoal para Freelancers

Podemos dizer que o marketing pessoal para freelancers é uma das ferramentas básicas para se ter sucesso nesta área.

Para quem já trabalha nessa área sabe quer ser um profissional autônomo não é uma tarefa fácil. Ao contrário do que muita gente imagina, a vida de um freela não é nada fácil.

Em maio a prazos curtos e a grande demanda de trabalhos, ainda precisa sobrar espaço para divulgar o seu trabalho como freela e está sempre em busca de melhorar a imagem que os clientes têm de você.

Para isso, é essencial que você tenha um trabalho constante no que diz respeito à sua imagem como profissional freelancer, o seu marketing pessoal.

É um trabalho árduo e contínuo, atraindo cada vez mais clientes, para ter ainda mais jobs e apertando cada vez mais nossos prazos de entrega. Essa é a nossa vida, essa é a nossa motivação.

O marketing pessoal para freelancer envolve algumas técnicas e estratégias que podem facilitar a nossa vida e fazer o fluxo de negociações ser mais contínuo.

Esse não é o único fator que vai decidir entre o seu sucesso ou fracasso como freelancer, tampouco serão os contatos que você fez ao longo da sua carreira. Muito pelo contrário, é uma soma de vários fatores, e “se vender” é uma das partes que você deve fazer diariamente.

Um freelancer trabalha por conta própria, é o seu próprio chefe, pelo menos teoricamente. É você quem cria suas metas, você quem traça os seus objetivos.

Não se preocupe, pois se você tem alguma dificuldade para construir a sua imagem profissional, vamos passar algumas dicas sobre como conduzir a sua estratégia de marketing pessoal como freelancer.

Marketing Pessoal para Freelancers – O Guia Definitivo

Nos itens a seguir, vamos apresentar algumas dicas sobre como estruturar uma estratégia de marketing pessoal para profissionais freelancer, de forma a ajudar você a criar uma marca pessoal forte e facilitar na divulgação a divulgação do seu trabalho como freelancer.

Marketing Pessoal – O que é?

Antes de mais nada, principalmente se é a primeira vez que está ouvindo sobre o assunto, é importante a gente explicar o que é Marketing Pessoal.

Podemos resumir de forma bem sucinta que o Marketing Pessoal se trata de agregar valor à sua imagem, e expor, de maneira adequada o valor que você pode agregar com o seu conhecimento e experiência.

Trazendo para um exemplo bem mais prático, para um redator freelancer, que possui um bom portfólio, ter uma boa postura nas redes sociais e buscar projetos para fazer parte, é muito mais bem visto do que um mesmo redator que possui uma ótima escrita, mas que se mantém afastado de tudo, esperando um convite surgir.

Resumindo, o marketing pessoal para freelancers está muito atrelado à sua presença na web, os projetos os quais você já participou, os trabalhos que já produziu e como você se porta nas redes sociais e com seus seguidores ou leitores do seu blog.

Proatividade que agrega valor no seu serviço

Muitas pessoas tem o receio de fazer a contratação de profissionais autônomos, e o maior motivo é pela negociação mais liberal de trabalho, possibilitando que o profissional largue o projeto a qualquer momento.

Aqui no Marketing Job, isso não ocorreria, pois o freelancer só recebe pelo trabalho depois que ele é entregue e aprovado pelo contratante, mas mesmo assim este ainda é um receio bastante difundido em termos de trabalho autônomo.

Para quebrar essa barreira com os seus clientes, a proatividade é um artifício muito interessante e que agrega muito valor para o seu trabalho.

Mas tratando-se de um trabalho com maiores aberturas, não deixe passar a possibilidade de dar algumas opções de pautas para serem tratadas sobre o projeto, com possíveis ideias a serem feitas que podem melhorar o resultado esperado.

Esse tipo de atitude demonstra interesse pelo trabalho, gerando confiança e convites futuros para novos projetos. É uma forma de ao mesmo tempo fidelizar os seus clientes e desenvolver um trabalho exemplar.

Um dos passos do marketing pessoal para freelancers está aí, na proatividade, e além do mais, todo mundo gosta que ideias que geram maiores resultados.

Por isso, não deixe de passar a sua visão como sugestão de aprimoramento do projeto, porque ela sempre será bem-vinda e positiva, tanto para você em quanto profissional, quanto para seu cliente.

As boas avaliações que uma atitude dessa pode gerar fazem parte da sua estratégia de marketing digital para freelancers e contribuirá para a construção de uma imagem sólida como profissional.

Fique atento à sua imagem na web

As redes sociais são muito importantes hoje em dia para quem trabalha com o público da web. Fazer um trabalho de marketing pessoal nas redes sociais é muito importante, principalmente porque elas são o seu primeiro contato com os clientes, então é necessário estar muito atento com todas as coisas que são postadas.

O marketing pessoal para freelancers vai entrar aqui no sentido de passar uma imagem mais profissional e técnica.

Tenha em mente uma coisa muito importante: a sua vida pessoal e profissional não estão separadas, principalmente porque você é a sua marca. Então tome cuidado com as fotos postadas, os comentários feitos e os assuntos tratados e como eles são tratados nas suas redes sociais.

Você será avaliado o tempo inteiro, tanto pelos clientes que você já conquistou quanto pelos possíveis clientes que podem vir a negociar um projeto. Preste bastante atenção em postagens e comentários, além das configurações de privacidade também.

Os clientes merecem um tratamento adequado

Com certeza você já ouviu a frase “o cliente tem sempre razão”, mas isso não precisa ser uma regra, até porque em alguns casos eles podem, sim, estar errados. Mas isso não quer dizer que você não precise ter educação para tratar dos assuntos. Este inclusive é um dos grandes segredos dos freelancers de sucesso.

Como você é a sua própria marca, a educação é uma obrigação no marketing pessoal para freelancers. Todos gostamos de ser bem tratados, e isso inclui não só a educação, mas também a paciência e compreensão, assim como buscar uma resposta o mais rápido possível para o seu cliente.

Tenha em mente uma questão muito relevante: um cliente insatisfeito, seja com o seu serviço ou a forma com a qual foi tratado, não é apenas um cliente perdido futuramente, mas ele pode se transformar numa avaliação negativa e num marketing negativo para a sua marca.

Este é um cliente que dificilmente irá indicar você para os conhecidos, e caso alguém peça uma referência sobre o seu projeto, ele irá dizer para procurar outro profissional.

O marketing pessoal para freelancer é composto de pequenos detalhes, e o bom trato comercial é certamente um dos caminhos para o sucesso profissional.

Esteja presente em grandes eventos

O último passo, mas não menos importante do marketing pessoal para freelancers, outra dica é se fazer presente nos grandes eventos. Eles ocorrem com certa periodicidade e a grande intenção deles é justamente a troca de experiências e o contato com outros profissionais e até mesmo clientes.

Nesses eventos você vai conseguir trabalhar o seu marketing pessoal com maior eficácia e presença, podendo conversar pessoalmente, socializar mais e mostrar alguns de seus projetos, e, além disso, é uma ótima oportunidade para conseguir alguns contatos para projetos futuros.

Mas saiba que não importa quantos contatos você tenha, nem se o seu marketing pessoal é perfeito, o mais importante é ter um trabalho de qualidade, e isso vai incluir o projeto entregue no tempo combinado, ou até antes, seguindo todas as diretrizes e o seu “plus” vai estar em ultrapassar o resultado esperado.

Tudo que diz respeito ao marketing pessoal para freelancers é importante, pois ele é seu cartão de visita e uma poderosa ferramenta para gerar novos negócios. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Publicado originalmente no Marketing Job