O que é LinkedIn e qual sua importância profissional

Se você ainda não sabe o que é LinkedIn está na hora de aprender, porque esta é simplesmente a maior rede social voltada para relacionamentos profissionais do mundo e palco central de oportunidades online no mundo corporativo.

Um sucesso no exterior, o LinkedIn Brasil passou também a ser um ponto de encontro para profissionais de diversos níveis. Estima-se que o número de usuários ativos desta rede deva ultrapassar a marca do 30 milhões em 2018.

Não se trata apenas de saber o que é LinkedIn, mas entender qual é a importância dele em sua estratégia de marketing pessoal nas redes sociais, e as vantagens que ele pode lhe proporcionar.

1 – Como funciona o Linkedin

O Linkedin é uma rede social que tem como objetivo promover o relacionamento de pessoas interessadas em discutir questões de carreira e trabalho dentro de um ambiente mais formal e organizado que as redes sociais mais populares como Facebook e Twitter.

Por ser uma rede social com foco no mundo corporativo, o LinkedIn passou a ser mais que apenas outra rede social e se transformou em um verdadeiro centro de promoção, divulgação e aperfeiçoamento profissional.

Visto durante muito tempo como apenas um repositório de currículos, o LinkedIn foi se aperfeiçoando e desenvolvendo ferramentas de interação tanto entre pessoas quanto marcas. Hoje em dia, podemos dizer que o LinkedIn é um “Facebook Profissional”, tamanha as opções de publicação e interação disponíveis.

O networking que você pode criar nesta rede, relacionando-se com outros profissionais da sua área e mantendo-se em dia com novidades e tendências, tornou-a passagem obrigatória para quem busca evolução profissional.

Justamente por isso, na hora de criar um plano de marketing pessoal com objetivos de crescimento profissional, a inclusão desta rede é obrigatória para que você consiga atingir os seus objetivos

2 – Headhunters já sabem o que é LinkedIn

Agora que você já sabe o que é LinkedIn, a boa notícia é que as empresas também já descobriram esta rede e o seu potencial, passando a incorporá-la ao seu arsenal de ferramentas para recrutamento.

Por concentrar um grande número de perfis profissionais o LinkedIn se transformou também no ambiente mais propício para encontrar talentos para o preenchimento de vagas de trabalho e por isso, Headhunters e empresas de recrutamento passaram a incorporá-lo ao seu leque de opções de pesquisa.

Além das ferramentas de interação que mencionei no item passado, o LinkedIn desenvolveu também ferramentas focadas no recrutamento e seleção de pessoal. Com elas, o trabalho de buscar por candidatos para o preenchimento de vagas ficou muito mais fácil.

Por isso mesmo, verificamos que é cada vez maior o número de empresas que buscam no LinkedIn profissionais para preencher as vagas de trabalho que oferecem e por isso, ter uma presença nesta rede se tornou tão importante quanto um currículo bem estruturado e organizado, como era no passado.

Por ser uma das principais fontes de talentos no mundo corporativo atual, para quem procura emprego no LinkedIn, esta rede oferece oportunidades infinitas, quando esse desafio é encarado de forma profissional.

O que é LinkedIn e como ele funciona

3 – A grande diferença do LinkedIn para as outras redes sociais

A maioria das pessoas tem alguma presença nas diversas redes sociais disponíveis na Internet como Facebook, mas no caso do LinkedIn a coisa é bem diferente. Como dito anteriormente, não basta apenas saber o que é LinkedIn, mas também entender sua filosofia.

Por sua proposta profissional, o posicionamento nestas redes requer uma série de cuidados, pois o ambiente não tem como objetivo as relações informais e sim as relações formais entre profissionais e empresas.

O resultado é que, tanto o seu perfil quanto o conteúdo publicado nele devem ser mais estruturados e selecionados.

Um dos maiores erros no LinkedIn é tratá-lo como se fosse uma rede informal de relacionamento. Isso pode trazer resultados desastrosos para sua estratégia de marketing pessoal na Internet.

Tanto sua presença quanto o conteúdo do seu perfil devem ser muito bem pensados, porque na verdade, sua presença no LinkedIn passa a ser um importante complemento para o seu currículo, além é claro, um dos canais mais importantes para o networking profissional no mundo online.

Em nosso site, na seção LinkedIn, você encontrará diversas matérias que tem como foco a elaboração de uma presença profissional nessa rede e nós recomendamos que você leia atentamente esse material antes de criar e preencher os dados do seu perfil.

Agora que você já sabe o que é LinkedIn, o segundo passo é estruturar a sua presença profissional nesta rede. Boa Sorte e conte conosco para ajudar no que for possível! Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

O que é LinkedIn?
4.9 (97.5%) 24 vote[s]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here