Networking nas Redes Sociais – Qual o Melhor Caminho?

No marketing pessoal, o networking nas redes sociais é um dos principais objetivos de qualquer estratégia de divulgação de uma marca pessoal na Internet.

Criar uma rede de relacionamentos profissionais de alto nível sempre foi um dos princípios básicos de qualquer história pessoal de sucesso.

É fato que os relacionamentos pessoais pesam no momento de indicações e contratações e por isso, cultivá-los é uma das principais metas do seu plano de marketing pessoal.

É justamente neste contexto que o networking nas redes sociais deve ser analisado dentro do seu planejamento da presença nas mídias sociais.

Como usar estes canais digitais , de uma forma eficiente para aumentar a sua rede de relacionamentos e oportunidades para troca de informações e troca de experiências?

Ter um perfil nas redes sociais é o primeiro passo, mas também é fundamental entender que o perfil é apenas uma das peças de todo este processo de criação de uma boa rede de contatos.

Networking nas redes sociais como meta

O princípio básico do marketing nas redes sociais é o relacionamento, o que leva automaticamente a construção de um network como peça básica de qualquer planejamento nessa área. Para isso é necessário dois movimentos; abordar e ser abordado.

Uma presença digital bem estruturada nas redes sociais cria canais de abordagem do tipo convites para fazer parte da sua lista de contatos no LinkedIn e outras formas de abordagem inicial nas diversas mídias sociais.

Uma vez aceitos estes convites, é hora então de começar a cultivas estes relacionamentos, pois o networking nas redes sociais só funciona se você aprimorar o relacionamento com as pessoas do seu círculo.

O networking em redes sociais surge justamente através do relacionamento que se cultiva dentro dessas “redes” dentro das próprias redes.

Networking nas mídias sociais

Redes sociais como o LinkedIn  são chamadas de redes sociais verticais justamente por isso, elas reúnem elementos muito focados em um determinado assunto ou interesse, como no caso do LinkedIn, questões profissionais.

O segundo movimento dessa estratégia é ser abordado, ou seja, tornar-se acessível aos relacionamentos.

A participação ativa nas diversas áreas dessas redes sociais, como a participação de Grupos do LinkedIn e do Facebook, por exemplo, é uma forma de se manter em exposição constante.

Naturalmente, para que essa presença faça sentido, é necessário acrescentar conteúdo a esses contatos, complementando a informação e sugerindo rumos para as discussões.

Evoluindo seu networking nas mídias sociais

Criadas estas condições básicas vem o momento de evoluir esses relacionamentos. O networking nas redes sociais é apenas o primeiro passo para o desfecho de um plano de marketing pessoal na Internet bem sucedido.

Mesmo em um mundo virtual como o em que vivemos, é necessário levar os relacionamentos profissionais para o ambiente físico.

Identifique através das conversações nas mídias sociais, as oportunidades de relacionamento pessoal através da participação em eventos no seu segmento como seminários, palestras e congressos.

Uma das regras de ouro de um bom networking em redes sociais é justamente das prosseguimento aos contatos iniciados nestas redes e esses eventos são o cenário ideal para isso.

Uma vez construída uma marca pessoal forte na Internet, você perceberá que o relacionamento pessoal no mundo físico ficará bem mais fácil.

Pelas redes sociais você pode se apresentar às pessoas e com isso, a etapa de “quebrar o gelo” já terá sido superada.

Não se esqueça que atividade de networking nas redes sociais é apenas o meio, porque o verdadeiro fim, é o relacionamento pessoal.

Para finalizar o trabalho de aproximação através das redes sociais, é interessante que você monitore eventos em que as pessoas da sua rede de contatos no ambiente digital tendem a participar. Estar presente nestes eventos pode ser uma boa oportunidade de fechar o ciclo.

Com o tempo você perceberá nitidamente os reflexos das suas ações online sobre os seus relacionamentos no mundo físico.

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