Marketing pessoal na Internet e sua importância para carreiras e negócios

Marketing pessoal na Internet e sua importância para carreiras e negócios

Em um mundo cada vez mais conectado o marketing pessoal na Internet ganha cada vez mais espaço e importância no mundo corporativo e também entre empreendedores.

Ter uma presença marcante e bem estruturada no mundo online passou a ter uma importância fundamental no destino de carreiras e empreendimentos em todo o mundo.

O marketing pessoal na Internet teve seu último upgrade com a chegada das redes sociais que deixaram mais expostos os relacionamentos entre as pessoas e desse modo, também trouxe maior exposição para a questão profissional de cada um.

Percebendo isso, empresas e agências de RH passaram a buscar nas mídias sociais, informações sobre colaboradores em potencial. Resultado, o marketing pessoal na Internet passou a ser fator decisivo para tomada de decisões de contratação e isso certamente afetará a sua carreira.

Se você ainda duvida da necessidade de ter um planejamento para o seu marketing pessoal na Internet, aí vão alguns bons motivos:

  • A Internet é atualmente a maior fonte de informações do mundo corporativo;
  • O marketing pessoal na Internet já é uma realidade no exterior;
  • Personal branding requer tempo para começar a surtir efeito;
  • Sem uma presença pessoal na web você pode ficar de fora das escolhas do mercado.

A importância do marketing pessoal na Internet para sua carreira

Marketing pessoal online

Ter uma presença bem estruturada na Internet faz parte do marketing pessoal moderno e pode ser fator determinante para sua próxima contratação ou promoção.

Cada vez mais recrutadores buscam na Internet informações complementares para conhecer mais detalhadamente o perfil dos candidatos a uma vaga de trabalho.

O que até bem pouco tempo era considerada uma invasão da privacidade dos candidatos é hoje em dia prática comum nos processos de seleção. Dessa forma, torna-se cada vem mais importante ter um plano de marketing pessoal na Internet.

O personal branding é atualmente uma das atribuições de quem deseja conquistar uma boa posição no mercado de trabalho, da mesma forma como o currículo já desempenhou função fundamental nos destinos de uma carreira. Investir na sua marca pessoal é um must nos dias de hoje.

A importância do marketing pessoal na Internet para os negócios

Se você é um empresário e assume a parte de comunicação da sua empresa, o seu marketing pessoal, querendo ou não, acaba por influenciar a imagem dos seus negócios. Cada vez mais as pessoas tentam conhecer a pessoa que está por trás da marca antes de investirem nela, seja como parceiros comerciais ou até mesmo consumidores.

O limite entre o que é a reputação digital da empresa e a do proprietário é cada vez menos nítido e por essa razão, se torna imperativo para empresários, traçarem uma estratégia de marketing pessoal na Internet cada vez mais sofisticada para que respaldem ações de marketing online de suas próprias empresas.

O exemplo mais gritante desse posicionamento é o caso de Richard Branson da Virgin, um dos empreendedores mais inovadores e bem sucedidos da atualidade, que usa as redes sociais com maestria. Branson faz da sua conta no Twitter @RichardBranson e sua página oficial no Facebook, um verdadeiro palanque para suas ideias e ações empresariais.

Mesmo em situações que se referem a problemas pessoais, é através dele que Branson se pronuncia. É um dos empreendedores que melhor lida com a questão da importância do marketing pessoal na Internet sobre os destinos de seus negócios.

Começando um trabalho de marketing pessoal na Internet

Marketing Pessoal nas Redes Sociais

A construção de uma marca pessoal na Internet é um trabalho que requer tempo e principalmente planejamento, mas após um primeiro momento de trabalho mais intenso, a coisa flui de maneira tranquila.

A primeira coisa a ser feita é a criação de uma estratégia de marketing pessoal na Internet, onde você irá deixar claros seus objetivos e canais de atuação. Feiro isso, é então a hora de gerar o conteúdo que fará parte da sua estratégia e a implementação de um networking online.

Em nossa seção de artigos sobre Marketing Pessoal e também na de artigos relacionados a Networking, você encontrará uma série de artigos que acreditamos que serão de grande valia para que você possa dar os primeiros passos para a construção da sua marca pessoal na Internet. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Marketing pessoal na Internet
5 (100%) 29 votes