O uso do Google Analytics no marketing pessoal

O uso do Google Analytics no marketing pessoal vem ganhando força entre os profissionais que resolveram levar o marketing pessoal na Internet a sério e também pelas agencias de marketing digital que já começaram a trabalhar neste segmento.

Acompanhar o desempenho de um site ou blog pessoal e menções em redes sociais através do Google Analytics analisando métricas e estabelecendo objetivos não é mais apenas um requinte, mas transformou-se em mais uma ferramenta de aprimoramento das estratégias de criação de uma marca pessoal na Internet.

Embora possa parecer muita sofisticação, o Google Analytics no marketing pessoal tem basicamente a mesma função que ele desempenha no marketing corporativo, ou seja, acompanhar e mensurar a eficácia das diversas ações de marketing nos diversos canais disponíveis na Internet. Caso você ainda não saiba o que é Google Analytics, leia este artigo.

Como usar o Google Analytics no marketing pessoal?

Em primeiro lugar, o Google Analytics ajuda a mensurar a exposição da sua marca pessoal na Internet através de diversos indicadores técnicos de tráfego de um site, no caso, um blog pessoal.

Além disso, o Analytics também identifica sua presença nas redes sociais que é exposta em seu blog, assim como os acessos que tem origem em suas ações de marketing pessoal nas redes sociais.

A segunda sugestão do uso do Google Analytics no marketing pessoal é o acompanhamento de estratégias de SEO – Search Engine Optimization, no seu blog ou site pessoal. Em uma estratégia de marketing pessoal no Google, o acompanhamento do posicionamento das palavras-chave indexadas pelo seu site é fundamental para a mensuração dos resultados de sua estratégia em marketing de busca.

Uma outra função do Google Analytics na criação da sua marca pessoal é medir a eficácia de algumas ações como, por exemplo, o envio de e-mail marketing direcionado para o seu site ou blog pessoal.

Além disso, podemos também usar o GA como ferramenta de administração do Marketing Pessoal 2.0 no que diz respeito ao estabelecimento de metas de desempenho.  O Google Analytics possui ferramentas que podem lhe ajudar a criar metas de desempenho para o seu site ou menções nas redes sociais que podem ser facilmente acompanhadas uma vez configuradas as rotinas de monitoramento necessárias.

Como implementar o Google Analytics em seu marketing pessoal

Importância do Google Analytics em uma estratégia de marketing pessoal

Em primeiro lugar você precisa ter um blog ou site pessoal. Feito isso, você deverá criar uma conta de Google Analytics e pegar o seu código de rastreamento para incorporar às páginas do seu blog ou site.

Se estiver trabalhando com o WordPress ou Blogger, isso fica bem mais fácil, já que existem inúmeros plugins para isso bastando pegar a UA, número da conta, e inserir no campo de formulário indicado no WordPress, por exemplo.

Depois disso é só esperar os dados começarem a ser computados para poder começar a fazer suas análises no Google Analytics.

Como você pode ver, usar o Google Analytics no marketing pessoal não é tão difícil assim, portanto, que tal começar a dar mais esse upgrade em seu plano de marketing pessoal na Internet? O caminho está ai, basta seguir. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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