O uso do Google Analytics no marketing pessoal
O uso do Google Analytics no marketing pessoal vem ganhando força entre os profissionais que resolveram levar o marketing pessoal na Internet a sério e também pelas agencias de marketing digital que já começaram a trabalhar neste segmento.
Acompanhar o desempenho de um site ou blog pessoal e menções em redes sociais através do Google Analytics analisando métricas e estabelecendo objetivos não é mais apenas um requinte, mas transformou-se em mais uma ferramenta de aprimoramento das estratégias de criação de uma marca pessoal na Internet.
Embora possa parecer muita sofisticação, o Google Analytics no marketing pessoal tem basicamente a mesma função que ele desempenha no marketing corporativo, ou seja, acompanhar e mensurar a eficácia das diversas ações de marketing nos diversos canais disponíveis na Internet. Caso você ainda não saiba o que é Google Analytics, leia este artigo.
Como usar o Google Analytics no marketing pessoal?
Em primeiro lugar, o Google Analytics ajuda a mensurar a exposição da sua marca pessoal na Internet através de diversos indicadores técnicos de tráfego de um site, no caso, um blog pessoal.
Além disso, o Analytics também identifica sua presença nas redes sociais que é exposta em seu blog, assim como os acessos que tem origem em suas ações de marketing pessoal nas redes sociais.
A segunda sugestão do uso do Google Analytics no marketing pessoal é o acompanhamento de estratégias de SEO – Search Engine Optimization, no seu blog ou site pessoal. Em uma estratégia de marketing pessoal no Google, o acompanhamento do posicionamento das palavras-chave indexadas pelo seu site é fundamental para a mensuração dos resultados de sua estratégia em marketing de busca.
Uma outra função do Google Analytics na criação da sua marca pessoal é medir a eficácia de algumas ações como, por exemplo, o envio de e-mail marketing direcionado para o seu site ou blog pessoal.
Além disso, podemos também usar o GA como ferramenta de administração do Marketing Pessoal 2.0 no que diz respeito ao estabelecimento de metas de desempenho. O Google Analytics possui ferramentas que podem lhe ajudar a criar metas de desempenho para o seu site ou menções nas redes sociais que podem ser facilmente acompanhadas uma vez configuradas as rotinas de monitoramento necessárias.
Como implementar o Google Analytics em seu marketing pessoal
Em primeiro lugar você precisa ter um blog ou site pessoal. Feito isso, você deverá criar uma conta de Google Analytics e pegar o seu código de rastreamento para incorporar às páginas do seu blog ou site.
Se estiver trabalhando com o WordPress ou Blogger, isso fica bem mais fácil, já que existem inúmeros plugins para isso bastando pegar a UA, número da conta, e inserir no campo de formulário indicado no WordPress, por exemplo.
Depois disso é só esperar os dados começarem a ser computados para poder começar a fazer suas análises no Google Analytics.
Como você pode ver, usar o Google Analytics no marketing pessoal não é tão difícil assim, portanto, que tal começar a dar mais esse upgrade em seu plano de marketing pessoal na Internet? O caminho está ai, basta seguir. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing