Marketing pessoal no Facebook

Criar uma estratégia bem definida de marketing pessoal no Facebook é uma das etapas fundamentais para quem deseja criar uma estratégia de marketing pessoal e ter uma presença sólida no mundo online.

Em função da penetração que o Facebook atingiu junto ao público conectado, os perfis e páginas no Facebook se transformaram em um ótimo espaço para promoção pessoal e relacionamentos de negócios, chagando ao ponto de rivalizarem com o LinkedIn no que diz respeito a processos de seleção e porque não dizer, até mesmo na hora de se pesquisar sobre uma possível parceria comercial.

Em função dessa relevância seu marketing pessoal no Facebook deve ser alvo de um planejamento cuidadoso no processo de criação da sua marca pessoal na Internet.

Muitas vezes as pessoas se preocupam muito com a estrutura e informações de seu perfil no Linkedin e deixam o Facebook em segundo plano, esquecendo-se que muitos recrutadores buscam também no Face informações sobre os profissionais que estão sendo analisados em seu processo seletivo.

Diretrizes para seu marketing pessoal no Facebook

Em primeiríssimo lugar, tenha em mente que o seu perfil ou página profissional no Facebook não é um espaço para “recreação” onde você publica o que lhe vier à cabeça.

Lembre-se que neste caso você não está no Facebook em busca de lazer e diversão.

Um dos fundamentos de uma estratégia de marketing pessoal na Internet é justamente a coesão dos elementos, por isso, não faz sentido ter um perfil bem estruturado e altamente profissional em outras redes sociais e deixar seu perfil ou página no Facebook com uma conotação amadora e displicente.

Comece por traçar as diretrizes editoriais e de segurança da sua presença no Facebook. Escolha muito bem o conteúdo que será publicado e quem poderá ou não ver e comentar esse conteúdo.

O marketing pessoal no Facebook é um trabalho de construção de imagem pública e por isso você deve estar sempre no controle do que é publicado em sua timeline, seja por você ou pelas pessoas que acessam a sua página.

Estratégia de marketing pessoal no Facebook

Outra recomendação importante para seu marketing pessoal no Facebook é não agir por impulso. Não publique, curta ou compartilhe qualquer coisa que você vê pela frente.

A partir do momento em que você traça um plano de marketing pessoal na internet, você se transforma automaticamente em um curador de conteúdo, o que lhe traz uma responsabilidade muito grande sobre tudo que é publicado em seu blog pessoal ou redes sociais.

No caso do Facebook, suas publicações, curtidas e compartilhamentos funcionam como um endosso à aquele conteúdo, portando você precisa ser seletivo em qualquer destas situações.

Tenha sempre em mente que um dos fundamentos do marketing pessoal em redes sociais é justamente oferecer conteúdo que ajude as pessoas de alguma forma. Por isso, o conteúdo de sua página precisa ser necessariamente de ótima qualidade.

Facebook Marketing pessoal – Perfil ou Página?

Esse é um dilema para muita gente. Em termos de Facebook Marketing empresarial, temos como premissa que uma presença corporativa deve sempre ser representada por uma página, mas em marketing pessoal ainda há muita controvérsia.

Os perfis tem a famosa limitação de cinco mil amigos, mas se formos analisar, isso não seria um grande problema para personal branding no Facebook já que, a não ser que você seja um pop star, dificilmente terá mais de cinco mil contatos.

Outro problema seria a falta de aplicativos para perfis, o que restringe um pouco as funcionalidades a serem instaladas e configuradas.

Por outro lado, se você criar sua marca no Facebook usando uma Fan Page, não terá acesso à participação em Grupos do Facebook, uma importante ferramenta para o marketing pessoal nesta rede, principalmente para a construção do seu network.

O marketing pessoal no Facebook é sem dúvida uma ferramenta fundamental para seu marketing pessoal nas redes sociais, mas como tudo em termos de marketing digital, exige estudo e planejamento inicial. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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