Saiba como criar sua marca pessoal na Internet

Saiba como criar sua marca pessoal na Internet
Algumas dicas sobre como criar sua marca pessoal na Internet

Muita gente me pergunta sobre como criar sua marca pessoal na Internet, esperando que a resposta seja uma fórmula mágica que em instantes trará notoriedade, reconhecimento e ótimas oportunidades de negócios. Ledo engano. Criar uma marca pessoal na Internet é um trabalho que exige muito planejamento e acima de tudo muito trabalho. Não somente no que diz respeito á criação de conteúdo e gerenciamento dos canais, mas principalmente, no que se refere ao posicionamento.

Muitas pessoas que desejam saber como criar sua marca pessoal na Internet, tem como foco as ferramentas, mas se esquecem da essência do projeto que é justamente o propósito dessa presença digital. Criar uma marca pessoal na Internet é muito mais que abrir um blog ou criar perfis nas redes sociais como LinkedIn, Twitter ou Facebook. É claro que o marketing pessoal em redes sociais é importante, mas de nada adianta se não houver um planejamento prévio.

Definir a proposta é o primeiro passa para criar uma marca pessoal na Internet

Uma marca pessoal é basicamente a maneira pela qual vendemos nossa imagem, seja no mundo físico ou no mundo virtual. Criar sua marca pessoal na Internet é estar no controle sobre como as pessoas e empresas veem você no mundo digital. Para ter esse controle, é necessário, obviamente planejar a sequência de ações, e por isso ter um plano de marketing pessoal na Internet é tão importante. Em primeiro lugar você deve decidir de que forma quer ser visto no meio digital, para então determinar qual o conteúdo que irá apresentar, e só depois decidir quais são as ferramentas mais adequadas para essa tarefa.

A pergunta correta não é como criar sua marca pessoal na Internet, mas sim o que será oferecido como conteúdo nesse projeto de marketing pessoal online. No marketing digital atual, o conteúdo é tudo. Se você não possui conteúdo relevante para oferecer, suas chances de conquistar um “lugar ao sol” digital são praticamente nulas.

Como criar sua marca pessoal na Internet. Veja os princípios básicos para seu personal branding na Internet
Como Criar Sua Marca Pessoal na Internet

O primeiro passo para construir sua marca pessoal na Internet

Para começar a construção as sua marca pessoal na Internet, você deve, antes de tudo identificar claramente qual é a sua marca. Definir o seu foco e nicho em que irá atuar para poder se destacar na multidão digital. Pra construir uma marca pessoal sólida na internet é necessário estabelecer dois referenciais:

  • Qual sua paixão pessoal em termos profissionais?
  • Qual a sua grande especialidade nesta área e como ela pode ser usada para a construção da sua marca pessoal na internet?

Parecem coisas óbvias, mas são na verdade, são os ingredientes essenciais para se construir uma marca pessoal na Internet. Quando você é um apaixonado por um assunto, essa paixão é percebida em seus textos, imagens e colocações. As pessoas sentem firmeza em suas colocações e opiniões, o que gera credibilidade entre os internautas e consequentemente projeção na sua área de atuação.

Não se trata apenas de saber como criar sua marca pessoal na Internet, mas sim, de qual o valor que a sua marca irá oferecer aos internautas

Ser uma referência é essencial para uma marca forte na Internet

Personal Branding é carisma e destaque. É ser uma fonte de referência para quem deseja se aprofundar em um determinado tema, e é justamente sobre isso que estamos falando. Se a pergunta inicial era “Como Criar Sua Marca Pessoal na Internet?”, a primeira resposta é essa; torne-se uma referência no segmento pelo qual você é apaixonado.

O segundo quesito que listei, ser um especialista na sua área, é o ingrediente que tornará você cobiçado pelas empresas e parceiros comerciais em potencial. Ser um generalista, não é mais o caminho. A projeção pessoal no mundo online se dá justamente pela especialização.

A pedra fundamental dos negócios na Internet é a atuação em mercados de nicho, ou seja, mercados específicos e de baixa competição. Ao criar uma marca pessoal online, um dos seus objetivos deve ser o de se transformar em uma referência na área em que você atua e com isso gerar oportunidades que nem mesmo você sabia que existiam. Acredite, isso é muito mais comum do que você imagina.

Se a sua pergunta era como criar uma marca pessoal na internet, espero ter acendido a primeira luz no caminho certo. Outras indicações pretendo dar em artigos futuros. Assine o Boletim Informativo do site e mantenha-se atualizado(a). Até o próximo artigo!

GD Star Rating
loading...
Como criar sua marca pessoal na Internet, 10.0 out of 10 based on 4 ratings

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA